Arraial do Cabo

apaixone-se é o slogan

Localizada apenas a 140 km do Rio de Janeiro, é considerado um verdadeiro paraíso, por suas águas de cor azul transparente, vida aquática, próprias para a pratica de mergulho e snorkel.

Na região de arraial do cabo, acontece um fenômeno que só algumas partes do globo terrestre tem, se chama ressurgência, esse fenômeno faz com que a água do fundo do oceano, suba para a superfície se renovando constantemente, por isso as águas de Arraial são tão transparentes e muito geladas também, ocasionadas por virem do fundo do oceano para superfície.

A região possui uma boa infra-estrutura hoteleira, tem camping para hospedagem, na alta temporada reserve com atencedencia, principalmente no carnaval, a região ferve de gente.

Quando eu fui, aconteceu algo muito chato, íamos fazer um curso de mergulho, estava tudo acertado meses antes para o carnaval e 2 dias antes da nossa viagem a escola cancelou o curso por falta de alunos. Dai foi uma correria, tínhamos combinado de ficar hospedados em um camping, mais por sorte encontramos algo em conta chegando lá. Muito arriscado para uma alta temporada.

Continuando…..

Em geral, a região propicia passeios de escuna, saindo do cais da cidade, as pousadas na região do centro são simples e aconchegantes, é aquela coisa, tem pra todos os bolsos, camping você encontra na praia dos anjos, uma alternativa barata para quem quer economizar. Visite o site: http://www.arraialdocabo-rj.com/camping.htm
Sugestão de Camping em Cabo Frio: http://www.ocampista.com.br/cabo_frio.php

A primeira vez quando fomos para Arraial, vimos uma quantidade grande de águas vivas, isso é um bom sinal, pois indica a presença de tartaruga, elas se alimentam disso.

Fazendo um passeio de escuna , você pode avistar algumas passando embaixo do barco, são lindas.

O passeio de escuna faz passa pelas seguinte praias: As prainhas, Gruta Azul, Ilha do Farol, Praia do Forno, dura em média 3h30 minutos. Veja no site a foto: http://www.arraialdocabo-rj.com.br/zarony.html

Dica da Maga: O legal de ficar em Arraial do Cabo é que você pode sair e ir conhecer Cabo Frio e Búzios.

Sendo que Búzios fica a 1 hora aproximadamente de Arraial, o ideal é pegar um ônibus até Cabo Frio e de lá seguir pra Búzios.

O ônibus que sai de Arraial direto para Búzios demora DEMAIS! O Ponto de Ônibus fica enfrente ao Cemitério da cidade, se você tiver sorte de chegar e ele passar….. Caso contrario vai ficar esperando… e muito!!!!

Em Búzios é o mesmo esquema, tem diversos passeios de barco que você pode contratar nas agências, e é um lugar lindo. Eu particularmente acho que compensa mais ficar em Búzios e fazer um passeio até Arraial do Cabo, o Turismo lá parece ser mais organizado. Mais cada região tem suas particularidades.

Mergulho: Você pode ir a qualquer escola de mergulho, na vila tem muitas opções, em geral quem nunca mergulhou, vale a pena fazer um batismo, tem muitas tartarugas na região e variedade de peixes. Um ponto negativo ao menos pra mim, é que a água é muito gelada. Os preços normalmente são acessíveis pela grande oferta de agencias.
Há até naufrágios a serem visitados, os pontos de mergulho mais visitados são: http://www.arraialdocabo-rj.com.br/points/frame.html  Profundidade varia de 8 a 10 metros dependendo do local.

Dica da Maga: Não deixe de fazer os passeios de escuna e um mergulho com cilindro.
Outra dica é: Saindo de Arraial do Cabo, vá até o Centro de Cabo Frio vale um passeio pelo centrinho é bem interessante. Aproveite e vá fazer um passeio de escuna em Búzios, é uma ótima pedida pra quem tem pouco tempo para conhecer o lugar.

Publicado por MR

Sou Magali, me considero uma uma aventureira por natureza, amo viajar, termino uma trip e já começo a pesquisar a próxima... Entre as viagens que gosto de fazer, o ecoturismo, sempre está presente, adoro estar em contato com a natureza e com os animais. Visitei ao todo 8 países, e na listinha por enquanto estão: Chile, Uruguai, Peru, Colombia, Estados Unidos, Mexico, Jamaica, Haiti. Dentro Brasil, conheço: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e cidades do interior de São Paulo. Me intuíto no blog é falar dos destinos visitados e dar dicas para as pessoas que pretendam um dia visitá-los! Sugestões, critícas e dicas serão bem vindas!

6 opiniões sobre “Arraial do Cabo

  1. Ola Maga! Muito bacana encontrar seu blog… valeu pelas dicas!
    Uma pergunta: qual seria a melhor opcao para fazer snorkling, mas sem precisar ir de barco? Existe algum lugar perto de Arraial que possamos ir a pé mesmo, sem necessidade de pegar o barco, e ainda assim ver coisas interessantes no mar?
    Se nao, vc indicaria outros pontos?
    Obrigada 🙂

    1. OLá!! bem estive em arrial por 2 vezes e o que mais pega lá são os passeios nauticos, em escunas e barcos…
      Agora próximo as praias não conheço nenhum ponto para pratica de snorkel. Nos passeios de e barcos e escunas você conseguirá usar seu snorkel, é comum avistar tartarugas e ver peixinhos.
      Mais se quiser aproveitar mesmo e ver animais diferentes, sugiro que pegue uma saída com alguma escola de mergulho, tente fazer um batismo ao menos, porque eles param em uns lugares muitooo lindos, com peixes diferentes, tartarugas, naufragio. Dependendo do tipo de saída que você fizer, pode ser que eles parem em 2 a 3 pontos diferentes.
      Se você mergulhar no primeiro ponto por exemplo, nos próximos você pode descer da embarcação e ficar só com o snorkel.

      Espero que tenha ajudado!

  2. Olá Maga, irei viajar para cabo frio agora em janeiro, como faço o passeio de escuna é só ir no píer? ou tem que agendar em alguma agencia?

    1. Ola, Bruna!

      Tudo bem?

      O passeio de arraial você pode contratar com alguma agência, ou ir diretamente no pier, não tem muita diferença, mais procure fazer o passeio sempre saindo pela manhã, você aproveita mais o dia.

      A vantagem de você ir até o pier é que da pra ver qual escuna ou barco está pra sair na hora.

      Estive agora no Natal em Buzios, e fomos novamente fazer o passeio em Arraial, lá é D+ você vai gostar bastante!

      Boas Ferias!

Deixe um comentário