Bonito – Mato Grosso do Sul


Está localizado no Estado de Mato Grosso do Sul, e esconde muitos tesouros da Natureza!
Quanto se fala de Bonito, todos dizem que é um paraíso ecológico, concordo.

É um lugar fantastico para atividades de Ecoturismo, realmente surpreendente!

Quero nesse artigo dar as melhores dicas que eu consegui extrair do destino.

Na cidade de Bonito, não tem transporte público… tá na hora de colocar Sr. Prefeito!

Então, quem está vindo de Campo Grande que fica a 290 Km de Bonito, tem algumas formas de transporte, 1° onibus que não é muito recomendável porque para em muitas cidades no trajeto, 2° Contratar um serviço de transfer, nós utilizamos a Vanzella, ou então 3° alugar um veículo.

Para quem está indo acima de 3 pessoas é uma ótima opção a locação do veículo, porque se gasta em média R$ 40,00 por passageiro pra realizar o transporte coletivo em um dia.
Na cidade de Bonito, tem os transportes compartilhados, transporte privativo, ou o seu próprio veículo.

As estradas na maioria das vezes são de terra, os pontos turísticos ficam localizados em propriedade privada, ou seja, em fazendas. O video abaixo é um exemplo da estrada que você vai encontra, são todas bem sinalizadas.

A grande diferença entre os transportes é que o compartilhado, tem uma rota de passeios a ser realizadas por dia, e requer que se faça reserva com antecedência, quando acaba o transporte compartilhado você precisa optar pelo privativo, em termos de preço fica mais caro, mais em compensação você fica mais a vontade e determina o tempo que quer ficar no local.

Todos os pontos turísticos têm um excelente receptivo para receber os turistas, alguns tem até piscina, como é o caso do Rio Sucuri.
Nas lojas de Bonito, existem câmeras subquaticas que você pode alugar por um preço de R$ 35,00 reais, muito barato! Vem com a câmera da Sony e uma caixa estanque excelente, algumas pessoas reclamam que a bateria acaba rápido, se você deixar ela ligada o tempo todo na água sem tirar fotos vai acabar mesmo.

Antes de ir a Bonito, você precisa fazer contato com as agências locais, no site da cidade tem algumas operadoras http://www.portalbonito.com.br/guia-cidade/agencias-de-turismo-em-bonito

Eu fechei meus passeios pela Terere Turismo, pelo bom atendimento e pela forma de parcelamento, que me agradou muito: site deles http://terereturismo.com.br

Os preços em Bonito são tabelados, para escolher uma agência veja a que oferece a melhor condição de pagamento para seu bolso.
É interessante você consultar na pousada que vai ficar se eles tem alguma agência para indicar, pois é isso que diferencia muitas vezes a forma de parcelamento dos passeios, fechar a pousada e os passeios em um só local.

Os principais passeios de Bonito são as flutuações nas nascentes, eu fiz todas pra conhecer e ter opinião propria.

Não vou menosprezar nenhuma nascente, acho que fiz os passeios da forma inversa, do mais interessante para o mais “simples”.

As distâncias abaixo são em relação ao centro da cidade de Bonito.


O 1°  passeio que fiz foi o Rio Sucuri (18 Km) Situado na Fazenda São Geraldo, o Rio Sucuri, considerado um dos rios de águas mais cristalinas no mundo oferece o passeio de flutuação, que tem início com uma caminhada de aprox. 500m na mata ciliar levando o visitante até as nascentes do rio e uma descida de 1800m.

Rio da Prata (56 Km) O passeio tem início com uma caminhada de aprox. 50 min. por uma trilha, até chegar a nascente olho d’agua a mais bonita na minha opnião a descida é de 2.200m.


Aquário Natural ( 7 km) Situado na Reserva Ecológica Baía Bonita, o passeio tem início com uma caminhada de aprox. 15 min. por uma trilha na mata ciliar, que leva até a nascente do Rio Baía Bonita, onde é realizada a flutuação de aprox. 800m rio abaixo..

Se você tiver pouco tempo em Bonito, priorize para fazer o passeio no Rio da Prata, é um rio sensacional, acredito que tenha limite de idade para crianças, é bom consultar na agência.

Rio Sucuri é outra flutuação que você não pode deixar se fazer, isso é se tiver mais tempo.

A questão toda é, se você tiver tempo para fazer todas as flutuações, faça primeiro o Aquário, depois Rio Sucuri, e por ultimo Rio da Prata.

Uma informação importante para as pessoas que derrepente tem medo da água, todas as flutuações, você será devidamente equipado com roupa de neopreme e colete, todo esse aparato, fará com que você flutue na água, a intenção é que não consiga bater no solo e levantar areia, a roupa só é um pouco apertada, mais depois que você entra na água esquece de tudo.

Para quem vai com criança, o Rio Sucuri e o Aquário, logo atrás das pessoas vem um barco pequeno, então se alguém se cansou, quer ir um pouco no barco essas duas flutuações tem essa opção, já no Rio da Prata isso não é possível.

Outra dica pra quem vai ficar mais tempo em Bonito, seria fazer o passeio a Fazenda São Francisco no Pantanal (170 Km), você pode fazer um Day Use, ou pernoitar, segue o site pra quem quiser conhecer: http://www.fazendasanfrancisco.tur.br/

Você sairá bem cedinho de Bonito pra ir a essa fazenda no Pantanal, é uma passeio bem diferente, tem o safári fotográfico, e o passeio de chalana com pesca de piranha.

A fazenda por si só já é um show, tem araras que vivem soltas, papagaios, no safári tivemos a sorte de ver a onça pintada! uma beleza de animal, você vê muitos outros que vivem livres na natureza. O passeio de chalana é bem legal, tem uma parada pra pesca de piranha, e depois alimenta-se os jacarés! Para esse passeio tem transporte compartilhado todos os dias para a região. Leve repelente, porque lá o prato principal será você! Rsss

Cachoeira do Rio do Peixe (34 km)- Você ouvirá falar muitoooo da melhor comida da região! Eles estão falando do almoço na fazenda do Sr. Moacir.

É um atrativo lindo lindo que você não pode deixar de conhecer! Cachoeiras sensacionais…. e fotos maravilhosas você irá tirar.

O dono Sr. Moacir conquistou a amizade de algumas araras e hoje elas vão até a fazenda para ser alimentados por ele, o visitante podem tirar foto com o animal no braço, no ombro….mais desde que esteja junto com o proprietário. Tem também os macaquinhos…. quem for vai ouvir ele chamar o Chico, o chefe dos macacos! É uma graça.

Buraco das Araras (58 km) Está localizado dentro de outra área particular, graças a Deus existem pessoas boas neste mundo, as araras já tinham até abandonado o local, isso devido a grande devastação de áreas verdes ao entorno devido a agricultura. O dono resolveu converter parte de seu terreno numa RPPN – Reserva Particular do Patrimonio Natural, isso é algo bom, porque esse terreno nunca mais poderá ter outra finalidade a não ser esta.
É um local imperdível, ele lançou 1 casal de araras neste local, e com o passar dos anos elas começaram a voltar para este buraco.

Gruta do Lago Azul (20 km) – Considerada olinda! cartão postal da cidade de Bonito a Gruta do Lago Azul é um passeio contemplativo e histórico que tem início com uma caminhada de aprox. 300m até a entrada da caverna. Não deixe de fazer! É muito lindo.

Gruta de São Miguel (18 km ) – Localizada no Parque Ecológico Vale Anhumas, o passeio inicia com um vídeo de apresentação das Grutas de São Miguel e segue com uma emocionante caminhada pela copa das árvores  ela é uma gruta seca com formações geológicas variadas.

Lagoa Misteriosa (57 km): Uma lagoa de águas azuis que impressiona por sua incrível transparência e profundidade. Situada em Jardim, cidade próxima à Bonito, no Mato Grosso do Sul, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, um tipo de formação geológica similar a um buraco com 75 metros de profundidade.
A impressão que você tem quanto entra na água é coisa de outro mundo…. você consegue ver tudo… a lagoa de uma lado a outro… o fundo… não deixe de fazer esse passeio. Pra quem não quer mergulhar com cilindro pode fazer só a flutuação… é de tirar o fôlego!

Mergulho no Abismo Anhumas (22 km): Esse é para os fortes e corajosos! Você faz um treinamento antes pra saber se vai agüentar o rapel, para quem mergulha é um passeio imperdíve!Uma das cavernas mais surpreendentes do Brasil.
Para os que vão mergulhar com cilindro é exigido certificação, é possivel realizar somente a flutuação para aqueles que não mergulham, você só precisará passar no teste do rapel… Quem gosta de rapel uma descida e subida em tanto já que são 72 metros que inicia por uma fenda na rocha, leva a uma caverna com magníficas formações e um lago de águas cristalinas do tamanho de um campo de futebol que atinge 80m de profundidade. O mergulho autônomo revela a beleza subaquática do lugar que esconde cones de até 17m, a sensação que se tem é de estar fazendo um mergulho noturno dependendo da época do ano. Eu não tive coragem de descer porq tenho medo de altura…Esse passeio assim como todos de Bonito precisa agendamento prévio, pra quem mergulha com cilindro, só pode mergulhar 4 pessoas por dia! no rapel é permitido descer mais pessoas. Fique atento!

Bonito de um modo geral, tem atividades para se fazer de manhã até a noite….

Um passeio que você pode fazer a noite o Projeto Jiboia, fiz um video de parte da apresentação. É importante que as pessoas tenham respeitos pelos animais e que não matem o bicho, ela é importante na cadeia alimentar.

Fui, vi e peguei!

Um passeio que recomendo é o Quadriciclo rota Boiadeira…. fizemos o passeio a noite, eu pude até ver um tamanduá bandeira, e sem contar que é muito divertido, é como pilotar uma moto rss.

Para quem gosta de mergulho com cilindro, pode mergulhar no Abismo Anhumas, Lagoa Misteriosa ou no Rio Formoso tenho uma comunidade no Orkut – Mergulho em Bonito.

Para quem tem a tarde livre e não quer ir pra longe, uma boa pedida é o Balneário Municipal, um lugar tranqüilo com muitos peixes…. dá pra se divertir bastante! tomar um sol, tem toda infra estrutura, restaurantes, aluguel de equipamentos como colete, camera aquatica..etc.

Passeios que você não pode deixar de fazer:  Cavalgada, bóia cross, arvorismo, quadriciclo… caramba tem muita coisa! Só fica no hotel quem quer!

Bonito é um destino caro, quem vai, sabe que vai precisar desembolsar uma grana…Os passeios de um modo geral não são caros, é bem gasto o dinheiro que se aplica, o caro mesmo é o transporte até o local.

Quando for montar sua programação de passeios, procure conhecer em um só dia os pontos que ficam mais proximos entre si, por exemplo: Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Buraco das Araras ficam praticamente no mesmo local, daí em um dia você realiza 3 passeios diferentes.

Vacinação
Outra dica importante: eu tomei a vacina contra febre amarela, se você vai para esta região tome, se você tomar com 10 dias antes da viagem ela já faz o efeito.

Confira os estados brasileiros em que é recomendado estar vacinado contra febre amarela:
Acre
Amazonas
Amapá
Distrito Federal
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do sul
Pará
Rondônia
Roraima
Tocantins

Restaurante: A comida em na cidade não é cara, você vai ouvir falar muito da Taboa, Casa do João, tem o Pastel Bonito, Casa da Mandioca… são muitos restaurantes se puder coma cada dia em um diferente!

Deixo alguns sites interessantes pra vocês acessarem e conhecer melhor cada local que falei:

Site da cidade: http://www.portalbonito.com.br
Lagoa Misteriosa http://www.lagoamisteriosa.com.br
Abismo Anhumas http://www.abismoanhumas.com.br/

Rio da Prata – http://www.riodaprata.com.br/
Rio Sucuri – http://www.riosucuri.com.br/
Aquário Natural – http://www.aquarionatural.com.br/

Agência – http://terereturismo.com.br/
Hospedagem fiquei nesta pousada http://www.pousadamota.blogspot.com.br/

Comunidade no Orkut – Mergulho em Bonito se você já mergulhou ou pretende mergulhar entra e participa.

Se alguém tiver alguma dúvida, sugestão…. quiser compartilhar alguma informação se sinta a vontade!

Sobre MR

Sou Magali, me considero uma uma aventureira por natureza, amo viajar, termino uma trip e já começo a pesquisar a próxima... Entre as viagens que gosto de fazer, o ecoturismo, sempre está presente, adoro estar em contato com a natureza e com os animais. Visitei ao todo 8 países, e na listinha por enquanto estão: Chile, Uruguai, Peru, Colombia, Estados Unidos, Mexico, Jamaica, Haiti. Dentro Brasil, conheço: Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e cidades do interior de São Paulo. Me intuíto no blog é falar dos destinos visitados e dar dicas para as pessoas que pretendam um dia visitá-los! Sugestões, critícas e dicas serão bem vindas!
Galeria | Esta entrada foi publicada em Mato Grosso do Sul, Viagens Nacionais com as etiquetas , , , , , , , , , , , , , . ligação permanente.

4 respostas a Bonito – Mato Grosso do Sul

  1. MB diz:

    Só de ler da vontade de reviver as emoções dos passeios em Bonito. Otimo destino turistico, que aos poucos está sendo bem divulgado entre os brasileiros.

  2. Pingback: Mergulho em Bonito – MS | Blog do Maurivan

  3. marize diz:

    Uau que demais. tenho uma pergunta: Quantos dias preciso para fazer esses passeios excluindo o abismo?

  4. MR diz:

    Marize, desculpe a demora na resposta, estava meio ausente do blog.
    Para fazer todos os passeios sem miséria uns 7 dias pelo menos.
    Caso resolva fazer o abismo anhumas vai te consumir um finalzinho de noite para treinar se está apta a fazer o rapel e um outro dia no período da manhã para descer o anhumas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s